A Professora Ana Frazão participará do 32º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência, promovido pelo IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, de 11 a 13 de novembro de 2026, no Novotel Itu Golf & Resort, em Itu (SP).
O seminário é o principal encontro anual da comunidade antitruste brasileira e reúne autoridades do CADE, advogados, economistas e acadêmicos para discutir os rumos da política de defesa da concorrência. A edição de 2026 traz temas como a estrutura dos mercados de inteligência artificial generativa, os acqui-hires, o compliance concorrencial em mercados digitais, os abusos exploratórios e a prescrição no direito concorrencial, além da conferência de abertura de José Roberto de Castro Neves.
A professora participará de dois painéis.
O futuro do antitruste na visão da academia
Na noite de abertura, em 11 de novembro, das 19h às 20h, Ana Frazão integrará o painel “O futuro do antitruste na visão da academia”, que reúne professores e pesquisadores de diferentes instituições — entre eles Paula Forgioni, Fernando de Oliveira Marques, Bruno Renzetti, Camila Pires Alves e Adriano Camargo Gomes — para debater, a partir da perspectiva acadêmica, os desafios que se colocam ao direito da concorrência, com Guilherme Ribas como debatedor.
O painel propõe um olhar de fôlego sobre a disciplina: o que o antitruste precisa ser diante da economia digital, da concentração de poder nas plataformas, da inteligência artificial e das pressões para que a política concorrencial dialogue com outros objetivos públicos.
Frase de destaque :
“O futuro do antitruste depende de sua capacidade de enfrentar o poder econômico nas formas que ele assume hoje, e não apenas nas de ontem.”
Pontos sensíveis no controle de atos de concentração
Em 13 de novembro, das 9h15 às 10h30, Ana Frazão integrará o painel “Pontos sensíveis no controle de atos de concentração”, ao lado de Vitor Jardim Barbosa (Chefe de Gabinete do CADE), Paula Forgioni (Professora da USP) e Sérgio Varella Bruna (Lobo de Rizzo Advogados), com moderação de Leda Batista da Silva.
O painel discutirá a prática recente do CADE no controle de estruturas e o futuro da Resolução nº 33, que disciplina o procedimento de análise de atos de concentração: quais são os pontos de tensão da experiência atual e que ajustes se mostram necessários para conciliar celeridade, segurança jurídica e efetividade do controle.
Frase de destaque:
“O controle de estruturas é o momento em que a autoridade antitruste pode evitar que o poder econômico se consolide de forma irreversível.”
A participação reforça a contribuição de Ana Frazão para o debate sobre direito da concorrência e regulação econômica.
🔗 Saiba mais sobre o evento: https://www.ibrac.org.br/produto/32o-seminario-internacional-de-defesa-da-concorrencia/

